Consumo consciente: dando o primeiro passo!

2 Comentário(s) | 3 de Maio de 2017 | Categoria: Comportamento, Moda

Segundo  a definição do Ministério do Meio Ambiente, “consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca… o consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio-ambiental… assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta”.

Seria hipocrisia da minha parte dizer que é tarefa fácil. Que em um belo dia você acorda e “plim” se torna o mais consciente dos consumidores. Quem conhece a Karina (euzinha aqui), sabe que era impossível (na verdade isso ainda requer um certo esforço) ir ao shopping e não dar uma entradinha na ZARA, principalmente quando os manequins estão vestidos com aquelas camisetas escrito “SALE”. Sim… o meu armário tem muitas peças de lá e de outras marcas fast fashion. Mas a partir do momento que se adquire um pouquinho de conhecimento e informação sobre os bastidores da indústria da moda é impossível olhar para uma vitrine como essa sem se questionar o que tem por trás de preços tão baixos. E posso garantir que existem muitas coisas… e não são boas.

Longe de mim querer catequizar alguém, até mesmo porque essa mudança de paradigma requer um certo esforço próprio. Mas comesse a se questionar sobre o porque de preços tão baixos, leia sobre os impactos gerados no meio ambiente pela indústria têxtil, pesquise sobre a marca que você está comprando enfim… apenas questione.

Apenas questione

Fui ao Emporium Handmade no encerramento da Fashion Revolution Week. Tive a oportunidade de conhecer várias marcas muito legais aqui de Curitiba. Mas eu fiquei particularmente encantada com o trabalho da MOKO, principalmente com o projeto “DOIS . Aqui a brand desenvolveu uma linha de “camisetas que contam histórias”.  Cada coleção é criada em parceria com uma instituição sem fins lucrativos, onde a DOIS consegue transmitir através de estampas exclusivas, a consciência do trabalho realizado pela entidade. Me apaixonei por todas as estampas. Ahhhh… detalhe… para cada camiseta comprada, uma é doada!!! Todo lucro é reinvestido na fabricação de novas camisetas, gerando assim uma cadeia sustentável para todos. Demagogia à parte, eu nunca senti tanto prazer em comprar uma peça de roupa como essa camiseta. E sabe como eu descobri tudo isso? Conversando direto com quem produz!!!

Minha camiseta da MOKO!!! A estampa faz parte da coleção “Identidades”, inspirada na parceria com a Associação Lar Moisés!!!

Sei que existem muitas barreiras a serem derrubadas quanto à minha forma de consumo… mas estou dando meus primeiros passos. E posso garantir que será um caminho sem volta!!!

Tags: , ,

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Dayane disse:

    Karina, onde posso comprar dessas camisetas?

Deixe o seu comentário!

COPYRIGHT 2017 © ENJOYCWB.COM.BR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO: MUITOMAISDIGITAL.COM.BR