Já ouviu falar sobre armário cápsula?

8 Comentário(s) | 19 de outubro de 2017 | Categoria: Comportamento, Destaque, Moda

Armário reduzido é possível sim!

O que é e como surgiu

Você pode até achar que esse conceito é novo mas não é. O armário cápsula surgiu nos anos 70 através da estilista Susie Faux que acreditava em um guarda roupas com poucos itens, qualidade acima de tudo e que combinem entre si. Peças atemporais e que não precisam ser trocadas a cada coleção nova. Até porque são mil coleções por ano e não é nada inteligente e nem consciente seguir tantas tendências.

Quem é a responsável por esse conceito voltar à tona é a blogueira americana Caroline Rector, do blog Unfancy que surgiu em 2014. A texana decidiu adotar o armário cápsula pois tinha um guarda roupas cheio de itens baratos e nunca nada para vestir. Soa familiar?

Ela escolheu 37 peças de roupas para achar seu estilo e adotar uma vida menos consumista.

Se você tem dúvidas sobre qual o seu estilo o Enjoy te ajuda com esse post aqui!

“Depois de um ano de vida com um armário cápsula, encontrei-me mais satisfeita, mais confiante e mais alegre do que nunca.”

O armário cápsula é um guarda roupas reduzido que você vai mudar a cada estação. Primavera, verão, outono, inverno divido em três meses para cada estação do ano. O número de peças é você que define, porém o que deve ser levado em consideração é que o objetivo é reduzir e usar a criatividade quando se tem menos roupas. Se a sua cápsula ter 60 peças a cada estação já não faz muito sentido. Para quem quer começar a minha sugestão são 40 peças de roupas e não incluir sapatos, bolsas e acessórios. Faça aos poucos para não desistir.

O que está dentro e fora da cápsula

O armário cápsula não leva em consideração alguns itens. Não queremos que o processo seja um sofrimento e sim aprendizado. Roupas de baixo, pijamas, biquini/maiô/sunga, vestidos de festa e roupas de esportes não estão inclusos no armário cápsula. As roupas/sapatos/acessórios que você irá usar no dia a dia é que fazem parte do seu guarda roupas reduzido. Agora ficou um pouco mais fácil não é mesmo?

Como construir um armário cápsula

Separe um final de semana inteiro, uma playlist bem legal e muita disposição pois você vai precisar!

O primeiro passo para montar um armário cápsula é retirar TODAS (todinhas mesmo!) peças do seu armário e fazer pilhas.

  1. Peças que amo
  2. Peças que talvez queira manter no cápsula
  3. Peças de outra estação
  4. Peças para levar a costureira
  5. Peças para vendas
  6. Peças para doação

Passo dois: depois de colocar cada peça de roupa em cada pilha já separe as que tem que arrumar em uma sacola e deixe-a na porta da sua casa. Assim você não tem desculpa de esquecer de levar elas na costureira. Deixe separado também as roupas de doação e vendas mas não demore muito para dar destino a elas. Corre-se o risco de darmos aquela fuçadinha nas sacolas e coloca-las de volta no nosso guarda roupas.

Passo três: guarde as roupas de outras estações em malas ou longe do seu campo de visão. Se você não fizer isso é capaz de sabotar o armário cápsula e usar algo que deveria estar guardado.

Passo quatro: saiba qual o seu estilo de vida e pense nas roupas adequadas para ele. Não separe cinco calças jeans, três shorts e só uma calça social se o seu trabalho pede um dress code mais social.

          

Passo cinco: separe as pilhas 1 e 2 e comece a construir o seu armário cápsula. Para cada parte de baixo que você escolher serão 3 peças de cima para combinar. Tente combinar a mesma calça para três ocasiões diferentes. Tem que usar a criatividade! Mas calma que eu te dou uma mãozinha. Abaixo alguns exemplos de como fazer combinações não óbvias. Vamos começar com a peça curinga que a maioria das pessoas ama e tem no guarda-roupas: calça jeans.

A mesma calça jeans pode ser usada em três ocasiões diferentes. Tentei pegar no mundo do Pinterest as calças bem parecidas umas com as outras. Da para ter uma boa noção de como é possível uma calça se transformar em 3 looks diferentes. Vamos de outro exemplo? Dessa vez a peça principal será uma blusa manga longa preta.

Começando aos poucos

Se o conceito de armário cápsula já está no seu coração será um pouco mais fácil começar a usá-lo. Caso contrário e você caiu de paraquedas nesse post comece aos poucos. Primeiro pelas roupas. Experimente os primeiros três meses somente com as roupas e depois inclua sapatos, posteriormente bolsas e por último acessórios. Porque eles ficam por último? Pois os acessórios fazem qualquer produção mais básica um arraso! Portanto quando já estiver acostumada a um armário reduzido aí sim inclua os acessórios. Mas também fique livre! Como já disse anteriormente o armário cápsula não pode ser um sofrimento. Temos que tirar conhecimento e consciência dele.

Abaixo alguns exemplos de como os acessórios podem tirar qualquer produção do básico:

 

Viram como faz toda a diferença? Então fiquem livres para incluir acessórios nas produções pois eles são MARA! Quando fiz meu armário cápsula nem pensei em reduzir meu acessórios. Adoro combinar um look mais básico com um acessório bapho!

 

 

Conta aqui pra gente nos comentário se você já vive de um armário cápsula ou se gosta da ideia e quer tentar! Espero ter ajudado a plantar uma sementinha de uma vida mais prática na hora de se vestir.

Beijos Beijos e até o próximo post!

 

Post por Lizzie Renata

 

 

Tags: , ,

Compartilhar:

8 Comentários

  1. Malu disse:

    Não tentei fazer um armário cápsula. Mas tenho peças que uso muito mais do que as outras, sei bem quais eu escolheria.
    Beijos

  2. Cáh disse:

    Ameeei esse post! Eu reduzi muuuuito meu closet e tenho praticado um pouco do armário cápsula pra além de economizar, repensar muito sobre o que comprar e como usar.

    beijos
    cáh
    http://www.garotasenxaqueca.com

  3. Ana Emília disse:

    Confesso, gosto da ideia de escolher melhor as peças de qualidade e não ter aquela “blusinha barateza ” uma de cada cor, porém acho que se há organização, e espaço, a moda não pode virar uma matemática, ao meu ver ela deve ser o prazer que dedicamos a nós mesmos todos os dias.
    Resumo ele até pode ser cápsula mas jamais colapso, nosso armário deve ser nosso aliado sempre.
    Ameii os looks e sugestões , bjs

  4. Marcella disse:

    Amei a idéia! O melhor ainda que deixa tudo mais organizado… eu tenho mania de querer guardar todas as peças possíveis achando que um dia vou precisar! E não uso e fica em off ocupando espaço! Parabéns pela matéria! ❤️

Deixe o seu comentário!

COPYRIGHT 2017 © ENJOYCWB.COM.BR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | DESIGN E PROGRAMAÇÃO: MUITOMAISDIGITAL.COM.BR